Devocional – Amigos de Deus

Leitura Bíblica:
Gênesis 12.1-3
________________________________________
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação (2Co 5.18).
________________________________________
Que coisa tremenda! Abraão já estava com 75 anos, talvez se achando na reta final da vida e, com certeza, sem esperar nada novo. Estava convencido de que só tinha um legado material para deixar e, mesmo assim, para estranhos. Dificilmente alguém com essa idade faria projetos a longo prazo e, muito menos, que significassem mudanças radicais e profundas em sua trajetória. Mas Deus olhou para aquele homem e decidiu surpreender a todos, inclusive o próprio Abraão: usou um idoso para mostrar sua glória, revelar seus propósitos, seus planos, abençoando-o e fazendo dele uma bênção na Terra. Tudo isso o Senhor fez chamando Abraão para andar com ele e ser seu amigo!
Hoje, na vida do povo de Deus, essa história se repete. Somos abençoados pelo Senhor para sermos bênção onde estivermos. Ele nos chamou com um propósito. Tudo o que faz por nós, em nós e a maneira como nos reconciliou consigo é para manifestar a sua glória. É dessa forma que nos tornamos bênção neste mundo. No caso de Abraão, Deus estava colocando em ação seu plano de formar um povo para si, em carne e osso, que revelasse à humanidade quem ele é, anunciando a sua grandeza e fidelidade. E em nosso caso? Do que se trata essa promessa de nos abençoar e de nos fazer bênção na sociedade? A mesma coisa, só que por meio da nova aliança no sangue de Cristo. Jesus veio em carne para nos abençoar e nos fazer amigos de Deus, anunciando a grandeza e a fidelidade de seu amor. Essa aliança, que nos é oferecida em Cristo, não tem limite de idade como critério de aprovação nem prazo de validade. É exclusivamente por meio da fé na graça do Senhor que somos abençoados. Era isso que Jesus estava escrevendo com seu sangue naquela cruz terrível: “Eu te abençoarei! Sê tu uma bênção!”
Heloísa Oliveira Machado, Brasília/DF
Nunca é muito tarde para começar uma nova vida como amigo de Deus.