Aliançados

Reconstruindo o Mundo Interior

Reconstruindo o Mundo Interior
por Joel Comiskey, Grupos que Prosperam

Não demora muito para perceber que as pessoas sofrem externamente os sintomas de feridas internas. Provérbios 15:13 diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas a tristeza do coração esmaga o espírito.”

O coração alegre aformoseia o rosto, mas a tristeza do coração esmaga o espírito

O espírito esmagado que caracteriza tantos é o resultado de abuso na infância, pais divorciados, falta de perdão, ressentimento, hábitos destrutivos de um pai, rejeição, depressão, culpa e vários tipos de medo. Há tanta mágoa, tanta ansiedade e dificuldade enterradas na vida das pessoas dentro e fora da Igreja.

As pessoas precisam de um Salvador para tocá-las e trabalhar a cura em seus corações. Somente Deus pode curar e libertar as pessoas, e é por isso que precisamos tanto de cura interior. As pessoas não entendem a mágoa enterrada que as está fazendo sofrer tanto. Mas Deus quer tocá-las e libertá-las.

As pessoas não entendem a mágoa enterrada que as está fazendo sofrer tanto. Mas Deus quer tocá-las e libertá-las

Muitas acham extremamente difícil perdoar a si mesmas pelos erros de seus pais ou por suas próprias decisões passadas. Problemas passados paralisam as atividades presentes e limitam o crescimento futuro. Os resultados incluem:

  • Comportamento compulsivo
  • Autoflagelo
  • Dúvida
  • Sentimentos de indignidade
  • Negação do que Deus quer dar a eles

Em meio a esse colapso cultural, Cristo ainda é o chefe da Igreja e Senhor de todos (Mateus 28:18–20). Deus tem um plano amoroso para cada pessoa e anseia por curar os solitários, deprimidos e marginalizados.

Deus tem um plano amoroso para cada pessoa e anseia por curar os solitários, deprimidos e marginalizados

Jesus não quer apenas perdoar as pessoas de seus pecados, mas também quer curá-las de sua dor interior e doença emocional. Ele oferece paz em um mundo cheio de mágoa e desespero.

Um líder eficaz de pequenos grupos aproveita os momentos difíceis para lembrar aos membros que Deus está vitalmente preocupado com todos os aspectos de suas vidas e quer fornecer cura interior.

Na noite em que Michael veio ao meu próprio pequeno grupo, tudo parecia normal. Depois da lição sobre perdão de 1 Pedro 4:8, no entanto, sua necessidade de cura interior veio à tona. Ele compartilhou seu profundo ressentimento em relação a um pastor que ele sentia ter estuprado sua filha.

Michael estava se apegando à sua amargura em relação a esse pastor, o que o deixou sem alegria e escravizado. Naquela noite, a Palavra de Deus alcançou profundamente sua alma, e Michael percebeu que precisava ser liberto de sua amargura, tanto para seu próprio bem quanto para agradar a Jesus Cristo.

Durante o tempo de oração, Michael confessou sua amargura, e os membros do grupo oraram para que ele experimentasse a cura interior. Deus libertou Michael naquela noite de sua amargura e ressentimento, e ele deixou a reunião cheio de alegria e paz.

O líder do pequeno grupo pode discernir a necessidade de cura interior ao notar o comportamento errático entre os membros, como: medo paralisante e timidez, falta de confiança, confusão, depressão ou comportamento compulsivo.

No momento apropriado da lição, o líder pode pedir aos membros que compartilhem momentos difíceis em que experimentaram dor e rejeição em suas próprias vidas.

O líder deve encorajar os membros do grupo a compartilhar honestamente e orar uns pelos outros para experimentar restauração, cura e um senso de comunidade.

A boa notícia é que Cristo é o Curador. As Escrituras nos dizem que “Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e familiarizado com o sofrimento” (Isaías 53:3)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.