DEVOCIONAL – CABELOS CONTADOS

Leitura Bíblica:
Mateus 10.29-33
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados (Mt 10.30)
Deus está no controle de tudo! Por mais dura e difícil que a realidade pareça, ele está no trono! O governo está sobre os seus ombros (Is 9.6a). O Altíssimo é absoluto e soberano, mesmo que não entendamos, não gostemos, não concordemos ou não aceitemos. Cada fio de nosso cabelo está contado. Ora, um Deus capaz de se envolver conosco até esse ponto, o que mais ele não saberia e controlaria? Isso é “fácil” para ele. Para nós, essa verdade pode ser disciplinadora. O Senhor está olhando. Ele sabe, vê, aprova ou desaprova. Corrige e trabalha.
Isso não basta para nos colocar em “nosso lugar”? Não somos melhores que ninguém! Não há justificativa para sermos grosseiros, intolerantes, arrogantes ou irados. É isso que nos liberta de cobrar, julgar, exigir dos outros o que nós mesmos não podemos ser e fazer.
Ser manso e humilde, como Jesus, tem a ver com nos entregarmos àquele que julga retamente: o Pai. Gostamos de exigir, reclamar, criticar e murmurar. Não é assim que Deus nos trata! Ele corrige? Sim, e com amor. Tudo o que faz por seu povo é por amor. E só o Senhor pode mudar as pessoas. Então, o caminho é voltar para Deus, descansar nele, entregar-lhe tudo e parar de querer carregar nas costas o que não damos conta, pois Deus trata com as pessoas. E o que fazemos? Ficamos exaustos por querer resolver as coisas ou lidar com situações, mazelas e pessoas, na nossa força e do nosso jeito.
É preciso descansar no Senhor. Esperar e confiar nele e em sua soberania, poder e graça. Por isso, nossos fios de cabelo estão contados. É uma maneira de enfatizar isto: Deus tudo sabe e está no controle! Não vacila, não se distrai, não se engana, não é injusto. Pelo contrário. É tremendo, fiel e maravilhoso. Ore, entregue e descanse. Alguém já disse que a distância entre nós e o socorro de Deus é apenas uma oração.
Heloísa Oliveira Machado, Brasília/DF
“Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie no seu próprio entendimento” (Pv 3.5).