Aliançados

As casas: A chave para a evangelização no Novo Testamento

Mario Vega, www.elim.org.sv

A palavra “oikos”, que aparece no Novo Testamento em Grego, pode ser traduzida como “casa”, mas também pode ser “família”. Na sociedade greco-romana do primeiro século, “oikos” era a descrição da família primária, que incluía o que hoje entendemos como família nuclear, com a adição de eventuais escravos e servos que não eram escravos. Todos moravam na mesma casa, que normalmente era pequena.

Muitas das atividades sociais como o trabalho, a educação e o comércio aconteciam nas casas. Um exemplo disto é a casa de Áquila e Priscila. Eles abrigaram Paulo como sócio em seu negócio de fabricação de tendas. Eles moravam juntos, trabalhavam juntos, aprendiam sobre o evangelho e comercializavam suas tendas. (Atos 18:1-3)

Quando o Cristianismo nasceu, ele se enraizou nas casas dos crentes. Jesus transformou a estrutura familiar e a vida educacional e comercial (as esferas sociais com maior influência). Hoje, o Cristianismo está normalmente limitado a um prédio ou local de adoração. Entretanto, as células trazem a fé para o ministério de casa em casa, penetrando na vida familiar e relações sociais dos crentes. O ministério em células permite que exista uma vida cristã mais integral e sincera, que é, por sua vez, fundamental para a evangelização.

Pastor Mário Vegas é Presidente do Ministério Elim de El Salvador

Uma Igreja com mais de 7.000 células em vários países, com mais de 35 cultos por mês e estão construindo uma igreja para 6 mil pessoas. Em 2021 o Diretor da Revista Aliançados, Pr. Fabiano de Oliveira esteve pessoalmente conhecendo toda estrutura do Ministério Elim, o trabalho, os ministérios e os membros da igreja.


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.