Aliançados

Devocional – Ídolos e vegetais

Daniel 1:1-8 NVT

“No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, em Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e cercou a cidade. O Senhor lhe deu vitória sobre Jeoaquim, rei de Judá, e permitiu que levasse para a terra da Babilônia alguns dos utensílios sagrados do templo de Deus. Nabucodonosor os colocou na casa do tesouro de seu deus. O rei ordenou que Aspenaz, o chefe de seus oficiais, trouxesse ao palácio alguns dos jovens israelitas da família real e de outras famílias da nobreza. Disse o rei: “Escolha somente rapazes saudáveis e de boa aparência, que sejam instruídos em diversas áreas do conhecimento, que tenham entendimento e bom senso e sejam capacitados para servir no palácio real. Ensine a esses jovens a língua e a literatura da Babilônia”. O rei determinou que recebessem, de suas próprias cozinhas, uma porção diária de alimento e vinho. Os rapazes seriam treinados durante três anos e depois passariam a servir ao rei. Daniel, Hananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá, estavam entre os escolhidos. O chefe dos oficiais lhes deu novos nomes babilônios: Daniel passou a ser chamado de Beltessazar; Hananias, de Sadraque; Misael, de Mesaque; Azarias, de Abede-Nego. Daniel, porém, decidiu não se contaminar com a comida e o vinho que o rei lhes tinha dado. Pediu permissão ao chefe dos oficiais para não comer esses alimentos, a fim de não se contaminar.”

Daniel e seus amigos eram jovens trazidos para uma terra estrangeira, longe de suas famílias e convívio social.  Os babilônios pretendiam ensinar para eles novos aprendizados e desejos que iam contra o que haviam recebido de Deus.  Mais traiçoeiramente, os babilônios tentaram mudar seus nomes e dar-lhes novas identidades.  Seus nomes antigos refletiam seu relacionamento com Deus (Daniel significa “Deus é meu Juiz”), mas os novos nomes apontavam para deuses falsos (Belteshazzar contém o nome “Bel”, que era um dos ídolos babilônicos).

Da mesma forma, nosso sistema mundial pecaminoso quer estampar uma identidade falsa no povo de Deus.  Ele tenta nos dizer quem somos e como devemos viver, alterar nossos valores e dizer que o pecado nos faz bem.  Acima de tudo, tenta minimizar a grandeza de nosso Deus.

Mas, como Daniel, podemos resolver não nos contaminar com o mundo.  Podemos resistir ao sistema do mundo porque “maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4, NVI).  Deus define nossa identidade e mais ninguém.

 REFLETIR

  1. Quais são algumas maneiras pelas quais o sistema mundial tentou influenciar você e definir sua identidade? Quais áreas específicas em sua vida estão sendo afetadas?
  2. O que a Palavra de Deus diz sobre essas áreas? De quem é a palavra mais poderosa, a do mundo ou a de Deus?

 AGIR

  1. A confiança de Daniel em Deus produziu uma ação específica. Que ações específicas Deus está levando você a tomar nesta área?  Existe uma tentação do mundo para resistir ou uma identidade que você deve rejeitar?
  2. Lembre-se de que todo pecado foi derrotado quando Jesus morreu na cruz. A próxima vez que você lutar com essas áreas, lembre-se do que Jesus fez.  Agradeça a Ele pela vitória e viva de acordo.

________________________________________________________________________________________________________

“Amados, não acreditem em todo espírito, mas ponham-no à prova para ter a certeza de que o espírito vem de Deus, pois há muitos falsos profetas no mundo. Assim sabemos se eles têm o Espírito de Deus: todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em corpo humano é de Deus, mas todo espírito que não reconhece a verdade a respeito de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do anticristo, sobre o qual vocês ouviram que viria ao mundo e, de fato, já está aqui. Filhinhos, vocês pertencem a Deus e já venceram os falsos profetas, pois o Espírito que está em vocês é maior que o espírito que está no mundo.” 1 João 4:1-4 NVT

“Como pode o jovem se manter puro? Obedecendo à tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não permitas que eu me desvie de teus mandamentos. Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.” Salmos 119:9-11 NVT

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.