Devocional Jejum dos maus pensamentos – “Eu me sinto vítima”

Hoje, vamos fazer um jejum do pensamento que diz: “Eu me sinto vítima.”
Viktor Frankl sobreviveu ao campo da morte nazista em Auschwitz, definindo a liberdade máxima como a capacidade de “escolher a atitude em determinado conjunto de circunstâncias”.
A pior prisão do mundo é aquela em que colocamos a nós mesmos – nossas mentes.
VAMOS MUDAR ISSO HOJE
- Ninguém pode mantê-lo em sua situação atual, exceto você.
Devemos começar hoje a aceitar a responsabilidade total de nos tornarmos vencedores e não vítimas. Você é MAIS do que um vencedor – mais do que um conquistador.
- As pessoas podem ter tido algo a ver em como você entrou nessa situação, mas somente VOCÊ pode decidir se fica nela ou não.
- A mentalidade de vítima termina quando ASSUMIMOS PLENA RESPONSABILIDADE por nossa atitude e direção na vida.
Deuteronômio 30:15, 19 diz: “Vê que hoje pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal… escolhe, pois, a vida, para que VIVAS, tu e a tua descendência (vivam a vida vitoriosa, abundante, o tipo de vida de Deus).”
- Peça ajuda ao Espírito Santo.
Plena responsabilidade não significa que estejamos sozinhos. Deus está do nosso lado e nos ajudará. É natural procurarmos ajuda – mas vamos recebê-la de Deus. João 16:13 diz que o Espírito Santo é nosso Auxiliador! Quando você tem a ajuda dEle, não precisa culpar ninguém por nada! Nós culpamos quando nos sentimos desamparados – mas NÃO somos!
- Entenda que o radical da palavra responsabilidade é “resposta”.
Podemos não conseguir controlar tudo o que os outros fazem conosco, mas podemos controlar nossa RESPOSTA, nossa reação. Em nossa reação está nossa liberdade e nosso crescimento.
- Não desperdice seu poder.
Desperdiçamos nosso poder de viver em vitória, saúde e sucesso quando permitimos que outras pessoas determinem nossa REAÇÃO. Temos o poder de perdoar, o poder de nos recuperar e o poder de superar qualquer coisa. Quando culpamos outras pessoas, damos a elas esse poder.
- ASSUMA O COMANDO SOBRE O QUE DEUS LHE DEU.
O senhor disse ao servo que escondeu seu talento: “Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros.” (Mateus 25:24-27) Ele culpou o senhor e se justificou. Como resultado, ele caiu na tentação do ressentimento e do medo. Ele perdeu tudo por ter tido uma mentalidade de vítima.
PENSE E DIGA E ORE
Eu não sou vítima. Sou vencedor. Assumo plena responsabilidade por minhas reações na vida – minhas atitudes e minhas decisões. Espírito Santo, estou pedindo Sua ajuda. Você vive em mim e é meu Auxiliador! Recuso-me a desperdiçar meu poder culpando os outros. Assumo a responsabilidade por meus pensamentos, minhas ações e minhas REAÇÕES. Abandono a ideia de que minha situação é culpa de qualquer outra pessoa. Eu sou vencedor. Eu sou mais do que vencedor, em nome de Jesus!