Aliançados

Descanso

Leitura Bíblica:
Apocalipse 14.6-13

Sim, diz o Espírito, para que descansem de seus trabalhos, pois suas obras os acompanham (Ap 14.13b).

Na agitação de nossos dias, muitos têm dificuldade de descansar. Não conseguem repousar no fim de semana nem tirar férias. Com isso, o corpo sofre, e a mente pode entrar em colapso. Esse tipo de vida é contra a natureza e, por manter-nos sempre agitados, impede-nos de ter vida saudável. Sofremos e indiretamente causamos dificuldades às pessoas que se relacionam conosco. Com frequência, a falta de tempo para si mesmo vem acompanhada de falta de tempo para familiares e amigos e – o que é ainda pior – para desenvolver um relacionamento íntimo com Deus. O cuidado com a vida espiritual fica em último plano. Cansada demais, a pessoa não consegue nem mesmo pensar em Deus, muito menos observar princípios importantes para conduzir corretamente sua vida. Caminha assim para um fim que prejudica não só o corpo, mas especialmente a alma.

O próprio Deus deu o exemplo, ao descansar após encerrar a criação do mundo (Gn 2.1-3). Não que Onipotente Senhor estivesse cansado – para ele, o descanso serviu para comemorar o trabalho terminado. Mais tarde, ordenou ao seu povo que deixasse a terra descansando após seis anos de produção de frutos (Lv 25.3-5). Além de permitir a recuperação do solo, seu povo exercitaria assim sua fé, confiando na provisão de Deus durante o tempo em que não pudessem cultivar a terra.

O alerta da leitura bíblica mostra que incrédulos e pessoas que agora não têm tempo para o Senhor acabarão sofrendo grandes tormentos por toda eternidade. Para eles, não haverá mais chance de descansar das aflições. Todavia, para quem ficar firme em Deus, persistindo em obedecer aos seus mandamentos, há a promessa de alívio e descanso eterno quando chegarem à presença do Senhor. Trabalham e repousam fisicamente aqui, na dependência de Deus, e na eternidade descansarão na certeza de terem terminado seu trabalho. – JDC, SP.

Descansamos quando confiamos na provisão de Deus e deixamos que ele determine nosso ritmo de vida.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.